quarta-feira, 6 de maio de 2009

Comunicação Organizacional e Relações Públicas Ganham Representação Institucional na Comunidade Científica Nacional

No último dia 13 de maio, foi criada a Abrapcorp - Associação Brasileira de Pesquisadores da Comunicação Organizacional e das Relações Públicas. O evento ocorreu em sessão especial do Endecom 2006 - Fórum Nacional em Defesa da Qualidade do Ensino de Comunicação, realizado pela Intercom e pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

A idéia de criação da Abrapcorp, sob a liderança da Profa. Dra. Margarida Maria Krohling Kunsch, tomou corpo no I Fórum de Pesquisadores Brasileiros de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, em 15 de outubro de 2005, no contexto da discussão nacional sobre a proposta de reclassificação das subáreas da Comunicação Social, do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, realizada na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Na ocasião, constituiu-se um comitê de elaboração do estatuto da entidade, formado por pesquisadores de diferentes regiões do Brasil: Margarida M. Krohling Kunsch (ECA-USP), Adriana M. Casali (UFPR), Cleusa Andrade Scroferneker (PUC-RS), Fábio França (Umesp, Ivone Lourdes de Oliveira (PUC - Minas), Marcio Simeone Henriques (UFMG), Maria Aparecida Ferrari (Umesp/ECA-USP), Maria do Carmo Reis (UFMG) e Paulo Nassar (ECA-USP/Aberje). O estatuto foi aprovado na Assembléia Geral de Fundação de 13 de maio.

A nova associação congrega acadêmicos e outros profissionais que, tendo por objeto de estudo a comunicação sob todas as perspectivas e aplicações, se dedicam de modo especial às pesquisas nos campos da Comunicação Organizacional e das Relações Públicas. Seu objetivo geral é estimular o fomento, a realização e a divulgação de estudos avançados nos dois campos. Especificamente, ela buscará fomentar o intercâmbio entre a academia e o mercado, valorizar as atividades das duas áreas no ambiente acadêmico e profissional, dentro de uma comunicação organizacional integrada, e contribuir, através do exercício da comunicação, para a consolidação do processo democrático do País.

A existência de uma associação científica de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas, além disso, permitirá uma interlocução mais representativa dessas áreas com as demais entidades acadêmicas e profissionais das duas áreas, a comunidade das Ciências da Comunicação, o CNPq, a Capes e os demais órgãos de fomento à pesquisa.

Na Assembléia Geral de Fundação foram eleitos os membros da primeira Diretoria Executiva, do Conselho Consultivo e do Conselho Fiscal. A Diretoria Executiva é formada por: Prof. Dra. Margarida Maria Krohling Kunsch (ECA-USP) – presidente; Profª. Dra. Ivone de Lourdes Oliveira (PUC-Minas) – vice-presidente; Profª. Dra. Claudia Moura (PUC-RS), diretora científica; Prof. Dr. Luiz Alberto de Farias (Cásper Líbero/Unicsul/ECA-USP) – diretor administrativo; Prof. Dr. João José de Azevedo Curvello (Universidade Católica de Brasília) – diretor editorial; e Profª. Dra. Celsi Brönstrup Silvestrin (UFPR) – diretora de relações públicas. Compõem o Conselho Consultivo: Profª. Dra. Cicilia Maria Krohling Peruzzo (Umesp), Profª Dra. Sidinéia Gomes Freitas (ECA-USP), Prof. Dr. Fábio França (Umesp) e Prof. Ms. Paulo Roberto Nassar de Oliveira (ECA-USP/Aberje). Integram o Conselho Fiscal: Profª. Dra. Maria Aparecida Ferrari (Umesp/ECA-USP), Profª. Dra. Maria do Carmo Reis (UFMG) e Prof. Ms.. Ricardo Caribé Cavalcante (BA).

Na ocasião, a Abrapcorp prestou uma homenagem especial à Profª. Dra. Maria Stella Thomazi, mestre (Metodista) e doutora (ECA-USP) em Ciências da Comunicação/Relações Públicas, presente na Assembléia. Acolhendo proposta da nova presidente, ela foi eleita, por unanimidade, como primeira sócia honorária, em reconhecimento por sua dedicação à carreira acadêmica e à defesa permanente da profissão, seja como presidente e membro do diretório nacional da Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP), seja como empreendedora, tendo ela liderado a realização de grande número de eventos de Relações Públicas no Brasil e na América Latina.

[ Waldemar Luiz Kunsch]

Nenhum comentário:

Postar um comentário